Segundo orientações publicada no GUIA BRASILEIRO DE PRODUÇÃO, MANUTENÇÃO ou UTILIZAÇÃO DE ANIMAIS EM ATIVIDADES DE ENSINO OU PESQUISA CIENTÍFICA (2023) do CONCEA, um estudo-piloto, ou de viabilidade, é um pequeno estudo destinado a testar a logística e reunir informações
antes de um estudo mais amplo, a fim de melhorar a qualidade e eficiência deste último. Ele pode revelar deficiências na concepção de um projeto de pesquisa ou protocolo, que poderão ser resolvidas antes que animais, tempo e recursos sejam utilizados em vão. Uma boa estratégia de pesquisa requer um planejamento cuidadoso e o estudo-piloto, muitas vezes, é uma parte dessa estratégia.
Estudos-piloto devem ser considerados como integrantes de um projeto ou protocolo mais amplo, especialmente para permitir a avaliação da viabilidade, testar a logística de execução e reunir informações do projeto ou protocolo e a potencial inserção do princípio dos 3Rs.
Assim, a CEUA-UnB desenvolveu um pequeno guia sobre se o seu projeto deve ou não ter início por meio de um Estudo-piloto. Seguem algumas perguntas que podem ajudar o proponente nesse processo decisório e garantir uma pesquisa adequada.
Ressalva-se que este questionário, embora contemple muitas das condições que ensejam um estudo-piloto, não é exaustivo. Se sua intenção já é conduzir um estudo-piloto por um motivo não contemplado aqui, não é necessário seguir a orientação do questionário caso este resulte numa resposta de “o estudo-piloto não é necessário”. Haverá espaço para uma declaração sucinta e livre, afirmando a necessidade, em locais oportunos do questionário.